O som punk gótico do Plastique Noir

Um sonzinho obscuro que penetra seus ouvidos com aquela pegada punk gótica das antigas. É a melhor definição que posso dar para essa banda cearense.

Plastique Noir é uma banda de pós-punk gótica formada em 2005, em Fortaleza. A levada sonora é extremamente forte, lembrando muito os áureos tempos do Bauhaus (banda britânica conhecida por diversos sucessos, tais como “Bela Lugosi is Dead” e “She’s in parties”). Isso quer dizer que… o som deles é muito bom!!!

Entrei em contato com a banda por meio do primeiro disco de estúdio deles gravado pela Pisces Records e chamado Dead Pop, que pode ser facilmente comprado nesse link por apenas 6 reais – eu já comprei o meu. Vamos lá, galera, sei que os tempos de compartilhamento de mídias digitais estão em voga, mas por esse preço você não compra nem um salgado e um suco na padoca da esquina. Então, não vale a pena investir numa banda que faz um fantástico trabalho musical? Com esse disco tocando, é impossível não sentir a vibração agressiva e ao mesmo tempo melancólica, característica fundamental desse estilo de som.

Tudo começa por “Inconstancy”, a primeira música do álbum, que já começa com uma batida de bateria à la Joy Division e um solo de guitarra que apresenta o motivo pelo qual venho aqui expressar minhas impressões. Entretanto, é apenas quando a voz de Airton S (vocal e eletrônicos) entra, é que se torna perceptível a influência gótica que permeia todo o excelente disco.

Bem, vejamos… Dentre tantas músicas boas, as quais precisarei aconselhá-los a escutar, caríssimos leitores, precisei escolher aquela que mais me chamou atenção. “Shadowrun” é a música do disco. Com uma introdução sinistramente alucinante, a bateria e as guitarras entram nos ouvidos como um rojão candelábrico, que não para de estremecer a mente. Na velocidade certa, os quatro minutos de música se tornam vinte ou trinta, já que é necessário retornar diversas vezes pra saber o que torna essa música tão boa.

Além do Dead Pop, o Plastique Noir lançou também, em 2011, o disco Affects, recebendo tantos elogios quanto o primeiro.

A banda já reúne experiência o suficiente para se apresentar em eventos nacionais e internacionais. Cito: Wave Gotik Treffen, em Leipzig-Alemanha, Abril Pro Rock (Recife-PE), Virada Cultural (São Paulo-SP), Woodgothic (São Thomé das Letras-MG), Feira da Música (Fortaleza-CE), Bananada (Goiânia-GO), Calango (Cuiabá-MT) e DoSol (Natal-RN)

Formação atual: Airton S (voz e eletrônicos), Márcio Mäzela (guitarra) e Danyel (baixo)

Site oficial: http://plastiquenoir.net/

My Space

E pra encerrar, eu deixo mais uma música:

leia mais

images

Rock para os namorados

Mês de junho… Sabe como é, né? Dia 12 é o Dia dos Namorados, e você aí, sem ideia do que fazer pra sua pequena… Ela já deve estar enjoada das mesmas coisas de sempre e tudo mais… Então, que tal você fazer um CD com umas músicas bonitinhas pra ela? Mas tem que ser […]

The-Ramones1

Cinco músicas originais e suas versões

Músicas boas sempre marcam as vidas das pessoas. Porém, muitas delas ficaram conhecidas mais pelos regravações do que por suas versões originais. Sendo assim, decidi separar algumas dessas sereníssimas canções para que possamos, juntos compará-las com seus respectivos covers. Vamos lá?   1- I fought the law     Em sua versão de 1966, vemos Bobby […]

2c8baa627f6911e2934722000a9f3cae_6

O que ouvir em uma viagem? A trilha sonora perfeita para “o pé na estrada”

Qualquer viagem começa com o planejamento – Onde ir? Depois da resposta a esta primeira pergunta, começamos a pesquisar locais para conhecer, os mais famosos, os mais recomendados, os mais conhecidos, os mais difíceis, os pontos turísticos e como chegar em cada lugar. Roteiros. Viajar é principalmente praticar o desapego. É desligar-se totalmente das preocupações que […]

Comments

  1. Bruna says:

    Prefiro baixar em formato Digital! O cd é $6,00 pela Pisces + $20,00 de Pac! Então sai a $26,00 pilas!! Mora na Região Norte é fodastico!!

  2. Filipe Larêdo says:

    Legal, Bruna! Infelizmente o preço do Pac para o Norte ainda é muito caro. Mas, de qualquer maneira, fico feliz em saber que você gostou da indicação.

    Abs

  3. Anônimo says:

    achei um lixo essa banda.orgasmo suicida é bem interessante .

    • ramom says:

      tambem não gostei dessa banda,clicher. e falando nessa banda orgasmo suicida,vi o som deles e punk na verdade meio anarcopunk.

      • Filipe Larêdo says:

        Galera, penso que a liga é outra. Um som gótico é meio diferente do anarco-punk, som pelo qual tenho bastante afeição.
        De qualquer maneira, muito obrigado pela opinião sincera. Vamos construindo o site com isso.

        Abs

  4. Adult web Step into this I was recommended this blog by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem. You’re wonderful! Thanks! your article about Adult web Step into thisBest Regards Nick

Trackbacks

  1. Margherita disse:

    Margherita

    O som punk gótico do Plastique Noir –

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: