Walk the line – O amor entre Johnny Cash e June Carter

Por

Filipe Larêdo

O rock and roll, para ser o que é hoje, teve que passar por diversas transformações. Uma delas – que é considerada, por muitos, sua forma primitiva – é o rockabilly. Sendo o rockabilly originado da mistura de rock com hillbilly (uma espécie de country raiz), uma figura se destaca pela fácil transição entre as duas. Essa figura se chama Johnny Cash.

Walk the line (no Brasil, Johnny & June) é um filme biográfico estadunidense dirigido por James Mangold. O roteiro, escrito por Gill Dennis e James Mangold, retrata a vida do cantor e foi baseado na autobiografia escrita por Johnny Cash  – com o auxílio de Patrick Carr.

O livro autobriográfico ainda não tem publicação brasileira

Lançado em 2005 e rodado após a morte dos Cash, o filme relata a história do cantor desde a infância, passando pela morte de Jack, seu irmão mais velho, pelo tem pode serviço militar, quando imaginou o célebre som de violão que reproduzia o barulho de um trem em movimento a partir de uma interferência radiofônica. Passa também pelas primeiras tentativas de gravar suas músicas e pelas turnês com Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e June Carter. E com ela, o filme constrói seu tema principal: a relação de amor verdadeiro entre Johnny Cash e June Carter.

O filme, que foca a juventude de Cash, o seu romance com June Carter e a sua ascensão ao estrelato, tanto com o cantor de country como de rock, tem como atores principais Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon. Importante ressaltar que Reese Witherspoon ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 2006 pela impressionante atuação no filme.

E não foi apenas a atriz que recebeu uma grande premiação. A trilha sonora, lançada em novembro de 2005 pela Wind-Up Records, ganhou um Grammy de Melhor Trilha Sonora(Best Compilation Soundtrack Album for a Motion Picture, Television or Other Visual Media) em 2007. O álbum, que é composto por nove canções cantadas por Joaquin Phoenix e quatro por Reese Witherspoon, além de outras cantadas por Waylon Payne, Johnathan Rice e Tyler Hilton, vendeu, até 2006, mais de 1milhão de cópias, feito raro para tempos de mídias digitais não-pagas.

Se a sensatez fizer parte de suas exigências, considere a indicação Durango95′ e assista ao filme. Após isso, certamente a vontade vai ser grande e difícil vai ser não querer adquirir o disco com a trilha sonora. Então não exite, porque a experiência será fascinante.

leia mais

images

Rock para os namorados

Mês de junho… Sabe como é, né? Dia 12 é o Dia dos Namorados, e você aí, sem ideia do que fazer pra sua pequena… Ela já deve estar enjoada das mesmas coisas de sempre e tudo mais… Então, que tal você fazer um CD com umas músicas bonitinhas pra ela? Mas tem que ser […]

The-Ramones1

Cinco músicas originais e suas versões

Músicas boas sempre marcam as vidas das pessoas. Porém, muitas delas ficaram conhecidas mais pelos regravações do que por suas versões originais. Sendo assim, decidi separar algumas dessas sereníssimas canções para que possamos, juntos compará-las com seus respectivos covers. Vamos lá?   1- I fought the law     Em sua versão de 1966, vemos Bobby […]

2c8baa627f6911e2934722000a9f3cae_6

O que ouvir em uma viagem? A trilha sonora perfeita para “o pé na estrada”

Qualquer viagem começa com o planejamento – Onde ir? Depois da resposta a esta primeira pergunta, começamos a pesquisar locais para conhecer, os mais famosos, os mais recomendados, os mais conhecidos, os mais difíceis, os pontos turísticos e como chegar em cada lugar. Roteiros. Viajar é principalmente praticar o desapego. É desligar-se totalmente das preocupações que […]

Comments

  1. Filmaço!

  2. Para quem curtir um country, tem um filme excelente sobre a lenda Hank Williams, tambem vale a pena conferir: http://www.youtube.com/watch?v=ktvfSbT5URc

  3. Maravilhoso!
    Um filme completo!

  4. Sempre gosto dos temas que o Larêdo escolhe. Esse filme me fez chorar muito, porque além de ser lindo ele faz a gente sentir falta todos os dias do Cash.

  5. um dos melhores filmes que ja assisti…

    fica a dica…😉

  6. ZtIOGR rlkrzocryuhn

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: