Billboard Magazine abre seus arquivos mais antigos

Por Daniel Leite

Para todos aqueles “ratos” ou simplesmente os viciados em música, é um prazer inenarrável poder navegar em páginas de revistas antigas – daquelas preto & branco – e ver como alguns artistas começaram a aparecer na mídia. A Billboard resolveu abrir publicamente seus arquivos e deixar o público livremente mergulhar em meio a suas páginas.

Em parceria com o Google, a revista norteamericana liberou para pesquisa livre na internet, mais de 1000 edições consideradas clássicas, desde os anos 1940 até 2005. Basta acessar www.billboard.com/#/archive e conferir.

A Billboard tornou-se referência para músicos, produtores e gravadoras,  principalmente devido às paradas divulgadas e atualizadas em cada publicação.

1ª edição

Cada edição trazia (e ainda traz) uma nova história. É interessantíssimo poder ler em edições antigas, matérias sobre a lendária Motown, promoção de vendas de aparelhos de fitas cassetes (K7) para automóveis, Madison Square Garden divulgando os shows de Janis Joplin, Rolling Stones, James Brown e Johnny Cash, divulgação do “novo” álbum do The DoorsMorrison Hotel e inclusive as cotações de mercado das gravadoras da época, com total de vendas e percentual e evolução no período.

Entretanto, sem dúvida, o melhor é conferir as famosas paradas dos mais tocados e ver Jethro Tull, MC5, e In-a-gadda-da-vida do Iron Butterfly, que juntamente com a lista dos singles mais vendidos, talvez sejam historicamente as mais influentes da indústria musical.

Na edição de fevereiro de 1970, por exemplo, além de figurar nesta última lista os famosos arranjos vocais dos Temptations com “Psychedelic Shack”, a revista tece enormes elogios à “Thank You” de Sly & The Family Stone.

Edição de 10º aniversário

“Os grandes campeões da Billboard entre os artistas solo masculinos são Elvis Presley (18 singles número 1) e Michael Jackson (13 singles número 1); e femininos são Mariah Carey (18 singles número 1) e Madonna (12 singles número 1). […] Já entre as bandas, os The Beatles tem o recorde até os dias atuais (20 singles número 1).”, fonte: Wikipedia.org.

Após a publicação na Rússia e Turquia, a revista lançou a Billboard Brasil, que começou a ser veiculada em outubro de 2009 em nosso país trazendo Roberto Carlos na capa.

Com mais de 100 anos contando histórias na indústria da música, a Billboard realmente merece o apelido que tem: é a verdadeira Bíblia da Música.

leia mais

images

Rock para os namorados

Mês de junho… Sabe como é, né? Dia 12 é o Dia dos Namorados, e você aí, sem ideia do que fazer pra sua pequena… Ela já deve estar enjoada das mesmas coisas de sempre e tudo mais… Então, que tal você fazer um CD com umas músicas bonitinhas pra ela? Mas tem que ser […]

The-Ramones1

Cinco músicas originais e suas versões

Músicas boas sempre marcam as vidas das pessoas. Porém, muitas delas ficaram conhecidas mais pelos regravações do que por suas versões originais. Sendo assim, decidi separar algumas dessas sereníssimas canções para que possamos, juntos compará-las com seus respectivos covers. Vamos lá?   1- I fought the law     Em sua versão de 1966, vemos Bobby […]

2c8baa627f6911e2934722000a9f3cae_6

O que ouvir em uma viagem? A trilha sonora perfeita para “o pé na estrada”

Qualquer viagem começa com o planejamento – Onde ir? Depois da resposta a esta primeira pergunta, começamos a pesquisar locais para conhecer, os mais famosos, os mais recomendados, os mais conhecidos, os mais difíceis, os pontos turísticos e como chegar em cada lugar. Roteiros. Viajar é principalmente praticar o desapego. É desligar-se totalmente das preocupações que […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: